Horários
- segunda das 19:00 às 21:00, sala A-105-0
- quarta das 21:00 às 23:00, sala A-105-0
Páginas
- http://gradmat.ufabc.edu.br/disciplinas/bm
- https://moodle.ufabc.edu.br/course/view.php?id=3748
- https://www.youtube.com/c/BasesMatem%C3%A1ticas
Ementa
Elementos de Linguagem e Lógica Matemática: proposições, conectivos e quantificadores, condições necessária e suficiente. Elementos da Teoria Ingênua de Conjuntos: Conjuntos, Subconjuntos, Operações com Conjuntos: União e Intersecção. Conjuntos Numéricos: Números naturais e Indução. Números Reais. Equações e Inequações. Funções: definição e propriedades. Funções Injetoras e Sobrejetoras. Operação com Funções. Função Composta e Inversa. Funções Reais: função escada, função módulo, funções lineares, funções polinomiais, funções racionais, funções trigonométricas, funções trigonométricas inversas, funções exponenciais e funções logarítmicas. Gráficos de funções. Transformações do gráfico de uma função: translação e dilatação. Limite e Continuidade: conceito de limite de função; propriedades dos limites; Teorema do Confronto, limites laterais; limites infinitos; Continuidade; Teorema do Valor Intermediário.
Avaliação
Avaliações: 2 provas e 5 testes
Datas das Avaliações
- P1: 31/10
- P2: 16/12
- Substitutiva: A ser marcada
- Recuperação: primeira semana do Q1 2023
Média:
M_C=\displaystyle\frac{P_1+P_2+0.4\cdot T}{2.4}
Sendo
- P1 a nota da primeira prova
- P2 a nota da segunda prova
- T média aritmética dos testes
A substitutiva será apenas para os alunos que perderem uma das provas
Recuperação
A recuperação ocorrerá na primeira semana do quadrimestre seguinte. O processo de recuperação será composto de uma prova recuperatório MR. Somente os alunos que tenham obtido conceito final D ou F terão direito à recuperação.
Para os alunos que realizarem a recuperação, o conceito final será dado por:
M_F=\displaystyle\frac{M_C+M_R}{2}
Tabela de conversão
Média final | Conceito |
---|---|
0 ≤ MF<4.5 | F |
4,5≤MF<5 | D |
5 ≤ MF<7 | C |
7 ≤ MF<8,5 | B |
8,5 ≤ MF<10 | A |
Conceitos:
- A – Desempenho excepcional, demonstrando excelente compreensão da disciplina e do uso da matéria.
- B – Bom desempenho, demonstrando boa capacidade de uso dos conceitos da disciplina.
- C – Desempenho mínimo satisfatório, demonstrando capacidade de uso adequado dos conceitos da disciplina, habilidade para enfrentar problemas relativamente simples e prosseguir em estudos avançados.
- D – Aproveitamento mínimo não satisfatório dos conceitos da disciplina, com familiaridade parcial do assunto e alguma capacidade para resolver problemas simples, mas demonstrando deficiências que exigem trabalho adicional para prosseguir em estudos avançados. Nesse caso, o aluno é aprovado na expectativa de que obtenha um conceito melhor em outra disciplina, para compensar o conceito D no cálculo do CR.
- F – Reprovado. A disciplina deve ser cursada novamente para obtenção de crédito.
Notas de Aulas:
Softwares Auxiliares
Listas
https://gradmat.ufabc.edu.br/disciplinas/bm/listas/
Provas Anteriores
Bibliografia
Bibliografia Básica
- Bases Matemáticas – Armando Caputi, Daniel Miranda
- STEWART, J. – Cálculo, vol I, Editora Thomson 2009.
- BOULOS P.; Pré calculo São Paulo M. 2 edi.2006 Obs: 5
- LIMA, E; CARVALHO, P. ; WAGNER, E.; MORGADO, A.. A Matemática do Ensino Médio. Volume 1. Coleção do Professor de Matemática, Sociedade Brasileira de Matemática, 2003.
Bibliografia Complementar
- KENNEDY, D.; DEMANA, F., WAITS, K.; FOLEY, G. D.; Pré–Cálculo, São Paulo, Editora Pearson, 2009.
- MALTA, I.; PESCO, S.; LOPES, H.. Cálculo a uma variável vol I. São Paulo: Loyola, 2002.
- LIPSCHUTZ, S. ; Teoria dos Conjuntos. 1967 – 337 PAG. – MCGRAW-HILL – COLEÇÃO SCHAUM
- APOSTOL T. M – Cálculo, vol I, Editora Reverté Ltda, 1981.
- GUIDORIZZI, H. L – Um curso de cálculo, vol I, Editora LTC 2001.
- ANTON, H – Cálculo: um novo horizonte, vol I, Editora Bookman 2007.
- THOMAS, G. B.; FINNEY, R. L. – Cálculo diferencial e integral, Editora LTC 2002.
Slides
Programa
Aula1 Elementos de linguagem e lógica matemática: conectivos lógicos e suas negações.
Aula2 Elementos de linguagem e lógica matemática: quantificadores e suas negações.
Vídeos:
- Conectivos lógicos 1
- Conectivos lógicos 2
- Negação de conectivos lógicos
- Quantificadores
- Negação de quantificadores
Leituras:
Seção 1.1 do Livro de Bases Matemáticas.
Competências
- Compreender o significado dos conectivos “não”, “e”, “ou”, “se . . . então. . . ” e “. . . se e somente se
- Compreender o significado das expressões “condição necessária” e “condição suficiente”.
- Compreender o significado dos quantificadores “existe” e “para todo”.
- Entender corretamente afirmações matemáticas que contêm quantificadores (mais de um, inclusive).
- Negar afirmações matemáticas corretamente.
Aula 3 Demonstrações: ideias gerais, direta.
Aula 4 Demonstrações: equivalências, contrapositiva, por redução ao absurdo.
Vídeos:
- Demonstrações: ideias gerais
- Demonstrações: direta
- Demonstrações: equivalência e contrapositiva
- Demonstrações: redução ao absurdo
Leituras:Seção 1.2 do Capítulo 1 do Livro de Bases Matemáticas.
Competências
- Compreender o papel de um elemento arbitrário na demonstração de uma proposição universal.
- Fazer demonstrações simples, aplicando diferentes técnicas de demonstração.
- Obter a contrapositiva e a recíproca de um condicional.
- Identificar erros em demonstrações simples.
Aula 5 Elementos da teoria ingênua de conjuntos: conjuntos, subconjuntos, operações básicas.
Aula 6 Conjuntos numéricos. Números naturais: princípio da indução finita.
Vídeos:
- Conjuntos: descrição, representações e relações elementares
- Operações básicas em conjuntos
- Exercícios 1: demonstrações em conjuntos
- Exercícios 2: demonstrações em conjuntos
- Adição, multiplicação e potenciação em conjuntos numéricos
- Princípio da Indução Finita
- Exercícios: Princípio da Indução Finita
Leituras:
Capítulo 2 do Livro de Bases Matemáticas. Seções 3.1 e 3.2 do Livro de Bases Matemáticas.
Competências
- Discernir entre “pertencer” e “estar contido”.
- Compreender as operações de união, intersecção, diferença e complementar de conjuntos.
- Relacionar as operações entre conjuntos com as operações lógicas.
- Provar propriedades simples envolvendo conjuntos e suas operações.
- Fazer demonstrações diversas utilizando o Princípio da Indução Finita.
Aula7 Números reais, completude, propriedade arquimediana.
Aula 8 Relações e funções. Domínio, contradomínio e imagem de uma função. Imagem e imagem inversa de conjunto.
Vídeos:
- Dos racionais para os reais
- Decimais infinitos, módulo e intervalos
- Exercícios sobre números reais
- Funções – Conceitos básicos
- Domínio maximal de funções reais
- Funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras
Leituras:
Seção 3.3 do Livro de Bases Matemáticas. Capítulo 6 do Livro de Bases Matemáticas.
Competências
- Compreender os números reais como decimais infinitos.
- Representar os números reais na reta numérica.
- Familiarizar-se com as propriedades da ordem e das operações no conjunto dos números reais.
- Compreender a noção de valor absoluto (módulo) de um número real.
- Familiarizar-se com a noção de intervalo de números reais.
- Compreender o conceito de função.
- Reconhecer uma função como relação.
- Identificar o domínio, o contradomínio e o conjunto imagem de uma função.
- Compreender as noções de imagem e imagem inversa de um conjunto por uma função, bem como suas principais propriedades.
- Calcular a imagem de um conjunto por uma função.
- Calcular a imagem inversa de um conjunto por uma função.
Aula 9 Funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras. Função inversa. Composição de funções.
Aula 10 Transformações em gráficos: translações, homotetias e reflexões.
Vídeos:
- Função composta
- Função inversa
- Representação gráfica de funções
- Transformações em gráficos: translação
- Transformações em gráficos: homotetia
- Transformações em gráficos: reflexão e gráfico da inversa
Leituras:Seções 7.1–7.3 do Livro de Bases Matemáticas.
Competências
- Compreender as definições de função injetora, sobrejetora e bijetora.
- Mostrar que uma dada função é (ou não) injetora, sobrejetora ou bijetora.
- Compreender o conceito de composição de funções.
- Obter a função composta de duas funções.
- Compreender o conceito de função inversa.
- Obter a inversa de uma função bijetora.
- Representação gráfica de uma função.
- Obter o gráfico da função inversa a partir do gráfico da função dada.
- Representar graficamente as funções af(x) + b, f(ax+ b), para ae b reais, a partir do gráfico de f(x).
- Combinar as técnicas apresentadas para representar funções.
Aula 11 Transformações em gráficos: funções modulares. Funções ímpares, pares. Monotonicidade.
Aula 12 Prova 1
Vídeos:
- Funções modulares
- Simetrias no gráfico e monotonicidade
- Funções afins e quadráticas
- Funções polinomiais e racionais
Leituras:
Seção 7.4 do Livro de Bases Matemáticas.
Competências
- Representar graficamente as funções |f(x)|e f(|x|) a partir do gráfico de f(x).
- Compreender as noções de função par e ímpar.
- Compreender a definição de função monótona (crescente, decrescente, estritamente crescente e estritamente decrescente).
- Identificar uma função afim a partir da sua representação algébrica ou geométrica.
- Representar graficamente funções afins.
- Identificar uma função quadrática a partir da sua representação algébrica ou geométrica.
- Resolver problemas de máximo e mínimo envolvendo funções quadráticas.
- Representar graficamente funções quadráticas.
- Familiarizar-se com algumas propriedades de polinômios (por exemplo, que um número real αé raiz de um polinômio p(x) se, se somente se, existe um polinômio q(x) tal que p(x) = q(x)(x−α)).
- Reconhecer algebricamente e graficamente algumas funções polinomiais e racionais.
Aula 13 Funções lineares, quadráticas, polinomiais e racionais.
Aula 14 Funções exponenciais e Funções logarítmicas.
Vídeos:
- Funções exponenciais
- Funções logarítmicas
- Funções exponenciais com base ee logaritmos naturais
Leituras:
Seção 7.6 do Livro de Bases Matemáticas.
Competências
- Identificar uma função exponencial a partir da sua representação algébrica ou geométrica.
- Representar graficamente funções exponenciais.
- Identificar uma função logarítmica a partir da sua representação algébrica ou geométrica.
- Representar graficamente funções logarítmicas.
- Reconhecer a função logarítmica como inversa da função exponencial.
- Resolver problemas que envolvam funções exponenciais e logarítmicas.
Aula 15 Funções trigonométricas.
Aula 16 Funções trigonométricas inversas.
Vídeos:
- Funções trigonométricas (seno e cosseno)
- Funções trigonométricas (tangente e secante)
- Funções trigonométricas (cotangente e cossecante)
- Funções trigonométricas inversas (arco seno, arco cosseno e arco tangente)
- Funções trigonométricas inversas (arco secante, arco cotangente e arco cossecante)
Leituras:
Seção 7.6 do Livro de Bases Matemáticas.
Competências
- Expressar a medida de um arco em graus ou radianos.
- Calcular o seno, cosseno e tangente (caso exista) dos ângulos com extremidades nas intersecções dos eixos com o círculo trigonométrico (0°, 90°, 180° e 270°).
- Reconhecer o gráfico das funções seno, cosseno e tangente.
- Identificar domínio, imagem, paridade, variações de sinais, extremos locais e zeros das funções seno, cosseno e tangente.
- Compreender a noção de função periódica.
- Compreender as funções secante, cossecante e cotangente.
- Reconhecer o gráfico das funções secante, cossecante e cotangente.
- Identificar domínio, imagem, paridade, variações de sinais, extremos locais e zeros das funções secante, cossecante e cotangente.
- Resolver problemas que envolvam funções trigonométricas.
- Compreender as funções arco seno, arco cosseno e arco tangente.
- Identificar as funções trigonométricas inversas: arco seno, arco cosseno e arco tangente.
- Reconhecer os gráficos das funções arco seno, arco cosseno e arco tangente.
Aula 17 Limite de função. Limites laterais.
Aula 18 Operações com limites. Funções contínuas.
Vídeos:
- Noção intuitiva de limite
- Definição formal de limite
- Limites laterais
- Propriedades dos Limites
- Continuidade de funções
Leituras:
Seções 9.1–9.6 do Livro de Bases Matemáticas.
Competências
- Compreender a definição de limite de função.
- Calcular alguns limites simples pela definição.
- Relacionar os limites laterais com a existência de limite num ponto.
- Demonstrar a continuidade (ou não) de uma função em um dado ponto de seu domínio.
- Enunciar corretamente as propriedades aritméticas dos limites.
- Calcular limites utilizando as propriedades aritméticas.
Aula19 Limite da composta. Derivada
Aula20 Teorema do Confronto. Primeiro e Segundo Limite Fundamental.
Vídeos:
- Limite da composta
- Derivadas
- Teorema do Confronto
- Limite Fundamental 1: funções trigonométricas
- Limite Fundamental 2: revisitando a exponencial
Extra:
- Limite da inversa: funções trigonométricas, logaritmo e exponencial
Leituras:Seções 9.5–9.7 do Livro de Bases Matemáticas.
Competências
- Efetuar cálculos de limite envolvendo a composta de duas ou mais funções.
- Enunciar corretamente o Teorema do Confronto.
- Efetuar cálculos de limite utilizando o Teorema do Confronto.
- Compreender como são obtidos os limites fundamentais.
- Efetuar cálculos de limite envolvendo os limites fundamentais.
Aula 21Limites infinitos. Limites no infinito.
Aula 22
Aula23 Prova2
Vídeos:
- Limites infinitos
- Limites no infinito
Leituras:Seções 9.7 do Livro de Bases Matemáticas. Capítulo 10 do Livro de Bases Matemáticas.
Competências
- Compreender a noção de limite infinito.
- Compreender a noção de limite no infinito.
- Compreender a noção de indeterminação.
- Efetuar cálculos de limite envolvendo limites infinitos e/ou no infinito e indeterminações.
- Efetuar cálculos de limite envolvendo limites infinitos e/ou no infinito e indeterminações.
- Enunciar corretamente o Teorema do Valor Intermediário.
- Utilizar o Teorema do Valor Intermediário para garantir a existência de raízes de uma dada equação num certo intervalo.
- Enunciar corretamente o Teorema de Weierstrass.
- Utilizar o Teorema de Weierstrass para garantir o máximo e o mínimo de uma dada função num certo intervalo.