Recursos Computacionais

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Ementa

Uso da calculadora no ensino de Matemática. Ambientes gráficos. Ambientes de geometria dinâmica. Sistemas de computação algébrica e simbólica. Ensino a Distância. Pesquisas eletrônicas. Processadores de Texto e Hipertexto. Critérios e instrumentos para seleção de recursos computacionais para o ensino de matemática.

Como escrever matemática:

Bibliografia

  • Recursos Computacionais no Ensino da Matemática  link
  • Tutorias, manuais e slides listados abaixo.

Tópicos

  • Escrita Matemática e Softwares de Edição: Latex, Beamer e Lyx.
  • Matemática Dinâmica: Geogebra.
  • Computação Algébrica: Sage e Maxima
  • Tópicos Especiais:
    • Criação e exibição de Grafos em Graphviz
    • Desenho Científico – Tikz

Temas de Orientação

Avaliação

  • Atividades para Entrega (semanais) AT
  • 2 Trabalhos T1 e T2
  • 1 Prova
  • 1 Texto em Latex (a ser redigido juntamente com o orientador) Texto

Média: M=2AT+T1+2Texto+P16M=\frac{2AT+T1 + 2\text{Texto}+ P1}{6}M=62AT+T1+2Texto+P1​

Atividades para Entrega

  1. Atividade 1: Data de Entrega :  31/03
    • O código fonte deve ser submetido pelo Tidia.
      Escrever um texto usando LaTeX, de uma a duas páginas sobre um Teorema da Geometria Plana ou Espacial. São elementos obrigatórios:
    • Classe do documento  article
    • Título, Autor. Sumário e pelo menos duas seções
    • Conter equações, equações numeradas,  letras gregas e referências à equações.
  2. Atividade 2: Data de Entrega: . Escrever um texto usando LaTeX, de uma a duas páginas (tema livre). São elementos obrigatórios:
    • Classe do documento book
      Conter os ambientes Teorema, Observação e Prova.
    • Conter equações, equações numeradas, e referências à equações.
    • Conter imagens e 2 tabela.
      Conter referencias e citação.
  3. Atividade 3: Data de Entrega. O código fonte deve ser submetido pelo Tidia.
    Escrever um texto  usando LaTeX, de até três página sobre Probabilidade ou Estatística. São elementos obrigatórios:
    • Classe do documento  scrbook
    • Título, Autor. Sumário e pelo menos duas seções
    • Conter os ambientes Teorema, e Prova.
    • Conter Tabela
    • Conter equações, equações numeradas,  referências à equações.
    • Bibliografia em BibTex em Abnt:  Para isso baixe o estilo.
    • Comandos definidos com \newcommand ou \renewcommand que não sejam os dados em sala. Leitura aprendendolatex e vilar
    • Submeter tex, bst bib e imagens
    • Para utilizar o estilo ABNT basta simplesmente copiar  o arquivo abnt.bst para a mesma pasta que o arquivo tex e adicionar ao documento as linhas\addcontentsline{toc}{chapter}{Referências}
      \bibliographystyle{abnt}
      \bibliography{bibliografia}onde bibliografia é o nome do arquivo de referências bibtex
  4. Trabalho 1 -Data de Entrega dia Em grupos de 2 pessoas. Propor e Elaborar uma Atividade em Geogebra para alunos do Ensino Médio.  Fazem parte do trabalho
    • Preparar uma apresentação de Slide em Beamer (até 15 slides /12 min) sobre o Tema. Com a contextualização teórica do tema escolhido, a descrição da atividade e a justificativa do porquê essa atividade pode contribuir ao ensino do tema.
    • Preparar a construção em geogebra.
    • Submeter tex bib e arquivo do geogebra.
    • A data de apresentação será  marcada posteriormente
  5.  Atividade 4 Data de Entrega  O código fonte do geogebra  deve ser submetido pelo Tidia. Realizar as seguintes Construções
    • Círculo dos nove Pontos
    • Passeio aleatório em 3 dimensões
    • Construa uma ferramenta que dados dois pontos construa um círculo passando por esses dois pontos e cujo centro esteja no eixo x.
  6. Trabalho Final Escrever 15 páginas da tese (de conteúdo, tirando introdução etc) em LaTeX ou Lyx para o dia 28 de Janeiro.   Modelo Latex

Parte 1 – LaTeX

Slides

Código das aulas em Latex

gato

Instalação do Verificador Ortográfico para o Português

  • Baixar o arquivo zip  pt_BR
  • Descompactar os arquivos pt_BR.dic e pt_BR.aff para a pasta de instalação do Textmaker. No Windows, normalmente em C:/Program Files/Texmaker
  • Na IDE do Textmaker acessar Opções -> Configurar o Textmaker
  • Escolher do lado esquerdo o link para as configurações do Editor
  • Selecionar o arquivo pt_BR.dic para o campo Dicionário
TexmakerDic-1024x619

Referências:

Escrita Matemática

Sites:

Livros

Em casos de Dúvidas:

Comunidade UFABC-LATEX


Parte 2 – Geogebra

Instalação

Atividades em Sala

Exemplos

Livros

Instalando o Geogebra 5


Parte 3 – Lyx


Parte 4 – Maxima

Instale: http://andrejv.github.io/wxmaxima/

Slides

Outros tutoriais:

 Livros:

O Maxima é um software para  manipulação  de expressões simbólicas e numéricas, incluindo  diferenciação, integração, expansão em series de Taylor, transformadas de Laplace, resolução de equações diferenciais ordinárias, sistemas de equações lineares, manipulação de  vetores, matrizes e tensores.  O Maxima  também faz gráficos de funções e dados em duas e três dimensões. O Maxima é software livre: você pode usá-lo, modificá-lo e redistribuí-lo sem ter que comprar uma licença. Para saber mais sobre o Maxima, vá até a página do projeto: http://maxima.sourceforge.net/

Instalação:

 Em Windows

Para obter o Maxima, vá à página de download do programa no SourceForge: http://maxima.sourceforge.net/download.html Na lista de arquivos, selecione “Maxima-Windows”, depois selecione a versão mais recente dentro de Windows, e em seguida selecione o arquivo “maxima-?.??.exe”. (Durante a escrita dessa dessa página, a versão mais recente  do maxima  era maxima-5.21.1.exe) Execute o maxima-?.??.exe e sempre responda que sim a todas as perguntas. Certifique-se de que pediu para adicionar um atalho para o wxMaxima na sua área de trabalho. Para iniciar o Maxima, clique no ícone do wxMaxima.

 Em Linux (Ubuntu ou Debian)

Instale o pacote “wxmaxima”. Ele aparecerá no menu de aplicativos, em Science -> Mathematics -> wxMaxima

 Exemplos de uso

Salve os arquivos abaixo em uma pasta. Para usar um dos arquivos, abra o Maxima e em seguida abra um dos arquivos. Sugerimos usar os arquivos na ordem em que se encontram apresentados aqui.

Parte 5 – Graphviz