Softwares Matemáticos

Maxima

 Segundo os seus criadores:

O Maxima é um software para manipulação de expressões simbólicas e numéricas, incluindo diferenciação, integração, expansão em series de Taylor, transformadas de Laplace, resolução de equações diferenciais ordinárias, sistemas de equações lineares, manipulação de vetores, matrizes e tensores. O Máxima também faz gráficos de funções e dados em duas e três dimensões.

De modo mais geral, o Máxima é um exemplo de Sistema de Álgebra Computacional, que abreviaremos por CAS (do inglês  computer algebra system). Os CAS  são softwares que facilitam a realização de manipulações matemáticas simbólicas.

                                          Leia mais sobre o Maxima

Mathematica

Mathematica é um programa de computador, originalmente concebido por Stephen Wolfram, e continuamente desenvolvido pela empresa Wolfram Research, que implementa um sistema de álgebra computacional. Para além de uma linguagem de programação, contém diversas bibliotecas de programação prontas a serem usadas em diversos fins em várias áreas das ciências exatas. (Wikipedia)

Site do Mathematica

Livros de  Cálculo com Mathematica

Latex

  (ou simplesmente LaTeX, em forma escrita) é  uma linguagem de marcação de documentos e sistema de preparação de documentos para o programa TeX. É amplamente  utilizado  para a produção de textos matemáticos e científicos devido à sua alta qualidade tipográfica e facilidade de inserção de expressões Matemáticas.

Modelos para Latex: http://gradmat.ufabc.edu.br/index.php/modelos-em-latex

Referências: