Recursos Computacionais

Daniel Miranda

Ementa

Uso da calculadora no ensino de Matemática. Ambientes gráficos. Ambientes de geometria dinâmica. Sistemas de computação algébrica e simbólica. Ensino a Distância. Pesquisas eletrônicas. Processadores de Texto e Hipertexto. Critérios e instrumentos para seleção de recursos computacionais para o ensino de matemática.

Objetivos

  • Integrar programas computacionais (com ênfase em softwares livres) ao ensino de Matemática em sala.
  • Produzir materiais didáticos (textos, slides, atividades interativas) com qualidade tipográfica e boa usabilidade.
    • Orientações sobre o TCC.
  • Planejar, aplicar e avaliar aulas presenciais e EAD (síncronas/assíncronas) em ambiente informatizado.

Competências

  • Escrita acadêmica e matemática técnica (LaTeX, Beamer, LyX, Quarto).
  • Modelagem, visualização e CAS (GeoGebra, Python/SymPy).
  • Design instrucional e uso de Moodle para organização de curso/avaliações.
  • Avaliação de ferramentas e planejamento de atividades.

Módulos

1. Escrita Matemática & Publicação

  • LaTeX, Beamer, LyX, Quarto (HTML/PDF/Reveal.js).
  • Orientações sobre escrita de textos acadêmicos (estrutura, citação, figuras, ética e reprodutibilidade).
  • Orientações sobre o TCC.

2. Panorama & Critérios

  • Programas computacionais para ensino de matemática (sala e laboratório).
  • Softwares livres: filosofia, licenças e ecossistema.
  • Avaliação de softwares: critérios e instrumentos para análise de softwares educativos.

3. Matemática Dinâmica

  • GeoGebra: construções, sliders, modelagem, atividades e exportação para web/Moodle.

4. CAS & Programação

  • Computação algébrica e Python para o professor de matemática: Jupyter, SymPy, NumPy básico.
  • Integração CAS ↔︎ tarefas/avaliações.

. Tópicos Especiais

  • Graphviz (criação e exibição de grafos).
  • TikZ (desenho científico); fluxo SVG/PDF e integração com LaTeX/Quarto.
  • IAs no ensino: usos pedagógicos, limitações e ética.

7. Planejamento de Aulas

  • Planejamento de aulas para fundamental e médio em ambiente informatizado.

8. Material Didático, Rede & EAD

  • Pesquisa, coleta e disponibilização de material didático na rede.
  • Moodle: organização do curso, tarefas e quizzes
  • Ensino a distância: desenho de atividades síncronas e assíncronas.

Metodologia

  • Oficinas mão na massa
  • Projetos em duplas: escolha de tema do currículo e construção de sequência didática com recursos digitais.

Avaliação

  • Atividades para Entrega (entre 4 e 6) AT
  • Trabalho T
  • Trabalho final em Latex (a ser redigido juntamente com o orientador) \(T_f\)

Média= \(\frac{2AT+T+2T_f }{5}​\)