Ementa
Uso da calculadora no ensino de Matemática. Ambientes gráficos. Ambientes de geometria dinâmica. Sistemas de computação algébrica e simbólica. Ensino a Distância. Pesquisas eletrônicas. Processadores de Texto e Hipertexto. Critérios e instrumentos para seleção de recursos computacionais para o ensino de matemática.
Objetivos
- Integrar programas computacionais (com ênfase em softwares livres) ao ensino de Matemática em sala.
- Produzir materiais didáticos (textos, slides, atividades interativas) com qualidade tipográfica e boa usabilidade.
- Planejar, aplicar e avaliar aulas presenciais e EAD (síncronas/assíncronas) em ambiente informatizado.
Competências
- Escrita acadêmica e matemática técnica (LaTeX, Beamer, LyX, Quarto).
- Modelagem, visualização e CAS (GeoGebra, Python/SymPy).
- Design instrucional e uso de Moodle para organização de curso/avaliações.
- Avaliação de ferramentas e planejamento de atividades.
Módulos
1. Escrita Matemática & Publicação
- LaTeX, Beamer, LyX, Quarto (HTML/PDF/Reveal.js).
- Orientações sobre escrita de textos acadêmicos (estrutura, citação, figuras, ética e reprodutibilidade).
- Orientações sobre o TCC.
2. Panorama & Critérios
- Programas computacionais para ensino de matemática (sala e laboratório).
- Softwares livres: filosofia, licenças e ecossistema.
- Avaliação de softwares: critérios e instrumentos para análise de softwares educativos.
3. Matemática Dinâmica
- GeoGebra: construções, sliders, modelagem, atividades e exportação para web/Moodle.
4. CAS & Programação
- Computação algébrica e Python para o professor de matemática: Jupyter, SymPy, NumPy básico.
- Integração CAS ↔︎ tarefas/avaliações.
. Tópicos Especiais
- Graphviz (criação e exibição de grafos).
- TikZ (desenho científico); fluxo SVG/PDF e integração com LaTeX/Quarto.
- IAs no ensino: usos pedagógicos, limitações e ética.
7. Planejamento de Aulas
- Planejamento de aulas para fundamental e médio em ambiente informatizado.
8. Material Didático, Rede & EAD
- Pesquisa, coleta e disponibilização de material didático na rede.
- Moodle: organização do curso, tarefas e quizzes
- Ensino a distância: desenho de atividades síncronas e assíncronas.
Metodologia
- Oficinas mão na massa
- Projetos em duplas: escolha de tema do currículo e construção de sequência didática com recursos digitais.
Avaliação
- Atividades para Entrega (entre 4 e 6) AT
- Trabalho T
- Trabalho final em Latex (a ser redigido juntamente com o orientador) \(T_f\)
Média= \(\frac{2AT+T+2T_f }{5}\)